Tarsila do Amaral e a moda

"Antes de os portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade." Oswald de Andrade

Tarsila ganhou uma exposição linda no CCBB do Rio organizada a partir do seu percurso afetivo e não cronológico. A expo estava linda, linda, linda! Algo incrivelmente organizado e lotado por sinal, em todos os dias que fui tinha gente para dar e vender!
Eu sou super fã da Tarsila desde a faculdade, quando estava estudando a História da Arte Brasileira. Me identifiquei com as formas, as cores e as temáticas bem tropicais e até mesmo líricas.
Me deu vontade de vestir todas as cores dos quadros e até mesmo trabalhar as formas. Não sei como, mas deu!
Essa exposição veio em um momento bem interessante, pelo menos na minha vida. Sabe aquele desejo de conhecer e experimentar mais a cultura brasileira? Então, era justamente isso que os modernistas brasileiros queriam, a vontade deles era redescobrir o Brasil. Daí surgiu o Movimento Antropofágico, onde o Abaporu (que significa "homem que come carne humana") inaugurou esse movimento. 
Mas o que era esse tal Movimento Antropofágico? O que é o ritual de antropofagia? Os índios comem a carne do guerreiro inimigo porque acreditam que irá absorver as qualidades desse homem. E o Movimento Antropofágico era tipo assim: digerir as influências que vinham de fora para "assimilar" as coisas boas e fazer uma arte genuinamente brasileira!
A Família, 1925.
A Boneca, 1928.
A Negra, 1923.
A Feira II, 1925.
Religião Brasileira I, 1927.
Carnaval em Madureira, 1924.
Aí, pensando nessas formas e cores, eu fui proucurar nos meus arquivos algumas coisas que só de olhar me lembra essa estética! Vê o que vocês acham...

Essa imagem é do Achados da Bia.

#Queremos Tarsila!!!

Bjos